Av. Visconde de Guarapuava, 3965 - 2º Andar - Cj: 04, Centro - Curitiba/PR

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Juros do crédito pessoal devem cair para 46,7% a.a. em 2012, projeta consultoria

“Essa redução, somada ao menor custo de captação dos bancos, deverá gerar uma redução nas taxas finais”, diz a Tendências.

Autor: Diego Lazzaris BorgesFonte: InfoMoney

A taxa de juros  do crédito pessoal deve terminar 2012 em 46,7% ao ano, o que significa uma redução de 3 pontos percentuais em relação à taxa de dezembro de 2011, de acordo com projeções da Tendências Consultoria adiantadas ao InfoMoney.

De acordo com a consultoria, o ciclo de afrouxamento monetário, iniciado pelo Banco Central com a redução da Selic (taxa básica de juro) em setembro de 2011, tem feito com que os custos de captação dos bancos fiquem menos pressionados, favorecendo o recuo dos spreads - que medem a diferença entre os juros pagos pelas instituições financeiras ao captar recursos e os praticados ao emprestá-los.

“Essa redução, somada ao menor custo de captação dos bancos, deverá gerar uma redução nas taxas finais”, diz a Tendências.

Outros empréstimos
De acordo com a Tendências, outras linhas de crédito também devem ficar mais baratas este ano. Para o cheque especial, a consultoria projeta taxa de 186,5% ao ano em dezembro de 2012, o que significa recuo de 0,2 p.p. ante o mesmo mês de 2011.

O crédito para aquisição de veículos, por sua vez, deve registrar recuo de 2,6 p.p., de 27,3% a.a. em dezembro do ano passado para 24,7% a.a. no mesmo mês deste ano.

Na direção oposta, a expectativa é que o crédito para aquisição de outros bens fique mais caro, passando de 59,7% a.a.em dezembro de 2011 para 64,3% em dezembro deste ano.