Av. Visconde de Guarapuava, 3965 - 2º Andar - Cj: 04, Centro - Curitiba/PR

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Comunicação e Marketing para PEMs. Tem alguma novidade?

Empresas pequenas e médias podem ou têm condições de fazer marketing e comunicação?

Autor: Camila AndradeFonte: Revista IncorporativaTags: empresariais

Existem algumas ações específicas que nunca devem faltar na estruturação de uma pequena e média empresa quando o assunto é marketing e comunicação: 

1 – A assessoria de imprensa é sempre bem vinda, desde que fique claro que não se trata de ferramenta de vendas, mas de reputação e relacionamento, de modo que resultados mais substanciais aparecerão de médio e longo prazo. Sua aplicação deve ser bem estudada, pois nem todas as empresas têm produtos ou serviços que se adequam à divulgação via assessoria de imprensa. 

2 – Estar na internet é sem dúvida uma obrigação. No entanto, as ações on-line utilizadas deverão ser pensadas de forma a contribuir com o fortalecimento da Marca e não o contrário. Desta forma, a aplicabilidade das ações é sempre customizada. Não caia na lorota de que o que serviu para a empresa X servirá também para você. Sites, redes sociais, mídias sociais, e-commerce, monitoramento de mídias sociais, e outras ações, devem ser bem estruturadas. Não esteja na internet simplesmente por estar, portanto, atue. Daí a necessidade da orientação de um profissional de comunicação e marketing. Hoje existem ações mais baratas e de fácil acesso, sobretudo na área on-line, basta contratar um profissional de comunicação atualizado. Fique de olho. Não contrate o primeiro que aparecer. 

3 – Publicidade on-line e off-line – antes de tudo faça um estudo de veículos que estão alcançando o seu público alvo (Plano de Mídia). Segmentar os veículos pode baratear o investimento. 

4 – Menos é sempre mais – sempre vale a pena contratar um profissional de comunicação, pois ele será capaz de definir de forma objetiva onde é melhor investir segundo o perfil dos produtos ou serviços de sua empresa. Estudar o mercado e seu público-alvo é primordial. Customizar os serviços, sempre primando por projetos mais simples, úteis e com qualidade, ajuda na manutenção e construção da Marca. Por isso, contratar um profissional de marketing sempre vale a pena. 

5 – Portanto, nunca entre em um mercado antes de estudá-lo. Estude também o público consumidor deste mercado. Atirar para todos os lados é perda de tempo e de dinheiro. Seu produto ou serviço não se vende sozinho, apesar da qualidade que ele possa ter. É preciso ter estratégia, não importando o tamanho da empresa. 

6 – Importantíssimo – faça networking. Participe de eventos, de grupos de estudo, cursos e outros. Conheça pessoas. Isso vai fazer diferença no momento de uma concorrência ou contratação.