Av. Visconde de Guarapuava, 3965 - 2º Andar - Cj: 04, Centro - Curitiba/PR

Mais do que prestação de serviços...

Uma parceria!

Imposto de Renda 2022: Programa volta a ter problema mesmo após atualização

 Os contribuintes que precisam utilizar o programa de cálculo de ganhos de capital (GCAP 2021) para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 continuam enfrentando problemas técnicos ...

Os contribuintes que precisam utilizar o programa de cálculo de ganhos de capital (GCAP 2021) para fazer a declaração do Imposto de Renda 2022 continuam enfrentando problemas técnicos, mesmo após a última atualização do programa para versão 1.4, feita pela Receita Federal na quarta-feira passada (20). Na terça passada (19), o UOL alertou para uma falha na versão 1.3 do programa GCAP 2021, que é usado para calcular o imposto sobre a venda de imóveis e outros bens e sobre a herança para a declaração final de espólio.

O Darf (documento de arrecadação federal) estava sendo gerado com vencimento em 29 de abril, apesar de a Receita ter prorrogado o prazo de pagamento do imposto até 31 de maio, junto com o prazo final de entrega da declaração. Essa falha foi corrigida na versão 1.4 do GCAP 2021, liberada antes do feriado. Porém, surgiu outro problema. Leitores do UOL relataram que não estão conseguindo realizar a importação dos dados, ou seja, transferir as informações do programa GCAP 2021 para o programa de preenchimento da declaração do Imposto de Renda (IRPF 2022), que ainda está na versão 1.3. Ao simular o problema, a reportagem constatou que o IRPF 2022 na versão 1.3 não aceita o arquivo do do GCAP 2021 na versão 1.4 e pede para o contribuinte "voltar" para a versão 1.3 do GCAP.

Procurada novamente pelo UOL, a Receita Federal confirmou o problema e reiterou que uma nova versão (1.4) do IRPF 2022 seria liberada ainda nesta semana. Na semana passada, o órgão havia informado que tanto o GCAP 2021 como IRPF 2022 seriam atualizados para a versão 1.4. Porém, o programa de preenchimento da declaração permanecia na versão anterior (1.3) no início da manhã desta terça-feira (26). Após reportagem, Receita atualiza versão e corrige problema Apenas por volta das 15h desta terça-feira, após a publicação desta matéria, a nova versão 1.4 do IRPF 2022 foi liberada, solucionando o problema. Para atualizar o programa do IRPF 2022, basta abri-lo em um computador que esteque conectado à internet. A atualização é automática.

Para saber qual é a versão instalada no seu computador, basta olhar no canto superior direito da tela do programa. O prazo de entrega do Imposto de Renda 2022 termina no dia 31 de maio.

Receita e sindicato haviam alertado sobre possíveis falhas

A própria Receita Federal e o sindicato dos auditores fiscais (Sindifisco Nacional) já haviam alertado, no fim de fevereiro, que poderiam ocorrer falhas no programa devido aos cortes no Orçamento da instituição pelo governo. A liberação do programa para o público ocorreu somente em 7 de março, com uma semana de atraso, em função das dificuldades orçamentárias e da operação-padrão dos auditores da Receita.